Funil de Vendas: 5 Dicas para Criar o Seu

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Gestores e empreendedores estão a todo momento almejando crescimento nas vendas, e de preferência, em pouco tempo. Mas na maioria das vezes não sabem nem por onde começar.

Se existe uma receita para o sucesso em vendas, ela se resume em criar um processo estratégico e executá-lo até o fim.

O Funil de Vendas nada mais é que a jornada do cliente esperada pela empresa, ou seja, o caminho em que o cliente deve percorrer entre se sentir atraído pelo seu produto/serviço e concretizar a compra/contração do mesmo.

Fique atento às estapas do funil de vendas e siga estas dicas para fazer um excelente processo:

1 – TOPO DO FUNIL

É a primeira experiência do cliente com a sua empresa, e você precisa proporcionar uma boa experiência para que a impressão seja, no mínimo, agradável.

É nesta primeira etapa que vamos determinar quando e como o cliente vai entrar no primeiro processo do funil de vendas. Quando a sua empresa está executando um funil com uma estratégia online, por exemplo, precisamos definir através de qual canal o visitante é entrar no looping da sua empresa, isto é, receber ofertas, conteúdo, iscas…

Quando o processo é online, geralmente usam-se cadastros através de páginas quentes, conhecidas também como landing pages, e também formulários em redes sociais como o Facebook. Já quando sua empresa está executando o processo off-line, um bom caminho é um programa de fidelidade.

É importante sempre oferecermos algo em troca do cadastro do visitante, se for algo que lhe interesse, o mesmo não hesitará em ceder alguns dos seus dados como email e nome completo.

2 – INSPIRE

Uma vez que tenhamos executado a primeira etapa do funil, é importante que concentremos os esforços em inspirar aquele lead (possível cliente). Já que ele se cadastrou cedendo alguns dos seus dados, ele já espera receber mais informações de qualidade sobre aquele produto/serviço, ou até mesmo segmento.

O objetivo é fazer com que aquele lead avance as etapas no funil de vendas, use os canais disponíveis para mostrar que a sua empresa pode fazer ajudar a sanar uma dor, oferecer bons benefícios, vender uma solução.

O topo do funil é onde tudo isso que citamos acima acontece, mas agora digamos que o lead já esteja no fundo do funil, ele já conhece sua empresa, alguns dos seus benefícios e você já sabe que ele possui algum interesse em adquirir algo. Este é o momento do qual devemos nos esforçar em levar o lead até o SIM, ganhando a confiança de que sua empresa será a melhor opção para ele.

3 – TIMING

Não deixe que sua equipe comercial perca o timing do processo. Talvez a equipe comercial da sua empresa se resuma em você mesmo, isto é mais fácil de gerenciar, uma vez que você sabe os leads que estão entrando e avançando no funil, mas digamos que você tenha uma equipe comercial com cinco vendedores. Crie uma forma de gerenciar estes vendedores a ponto de não perderem uma oportunidade dentro do funil de vendas.

Uma vez que o lead já esteja próximo ou até mesmo do fundo, precisamos agir com rapidez. Não podemos dar brechas para que os concorrentes façam aquilo que não estamos fazendo com agilidade. Sua equipe comercial precisa entrar em contato, entender algumas das objeções das quais não trouxeram o SIM do seu lead e quebrar estas barreiras.

4 – LEADS QUALIFICADOS versus NÃO QUALIFICADOS

Uma campanha de prospecção e vendas pode gerar uma quantidade de leads gigante, mas tenha em mente: quantidade nem sempre é qualidade.

Ao gerar a conversão do lead no topo do funil, seja por landing page ou um simples formulário impresso, foque em perguntas das quais suas respostas vão definir se o lead é ou não qualificado para o seu negócio neste primeiro momento.

Exemplo: digamos que o seu negócio seja um delivery de pizzas do qual atende em um raio de até 30 quilômetros a partir do seu endereço. Agora vamos supor que criamos uma campanha de prospecção e recebemos 50 leads, porém, no formulário pedimos a informação de cidade e bairro dos leads. Se as respostas forem da mesma cidade que o seu negócio e, principalmente, dentro do seu raio de atendimento, este lead é super qualificado! Porém, se as respostas forem de cidades distintas, este lead não é qualificado para avançar as próximas etapas do funil.

Entenda que o lead não sairá da sua cidade a 300 quilômetros de distância para retirar a pizza no seu delivery, e obviamente também não poderá recebê-la em sua casa. Sendo assim, este lead permanece no topo de funil, recebendo informações relevantes do seu negócio, mas sem o objetivo de avançar as etapas naquele momento.

Mesmo com um lead não qualificado, não deixe de se relacionar. Hoje ele está a 300 quilômetros de distância, mas amanhã pode ser que ele se mude, visite amigos, parentes, e seja a partir de então um lead qualificado.

5 – GERENCIAMENTO

É hora de alavancar a campanha! Invista em propaganda, anúncios patrocinados, campanhas de mailing, mensagens e publicações, foque no objetivo de gerar visitas e leads para o seu negócio.

É de extrema importância que você gerencie todos os processos, faça constantes análises da quantidade de visitas comparado a quantidade de cadastros, qualificação dos cadastros, se estão estagnados em alguma etapa, delegar à sua equipe de vendas e cobrar feedbacks.

BÔNUS: FERRAMENTAS ÚTEIS

Para auxiliar no processo de relacionamento dentro do funil de vendas, separamos algumas ferramentas que são úteis para automatizar algumas estapas:

MailChimp – Ferramenta para gerenciar leads, criar landing pages, email marketing e formulários.

RD Station – Ferramenta com função semelhante ao MailChimp, porém é brasileira, com um excelente suporte e um ótimo custo benefício.

LinkTree – Criar campanhas no Instagram costuma dar bons resultados, porém a plataforma aceita apenas um link na biografia. Com o LinkTree, você consegue direcionar o seu visitante para diversas opções de caminhos com apenas um link.

Google Analytics – Gerenciamento é importante. Com esta ferramenta você consegue mensurar quantidade visitas, de onde estão vindo, quanto tempo estão ficando na página e com isso tomar decisões.

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